• Solicita pedido de limpeza bem como a construção de uma pista de caminhada na Avenida Aleixo Alves de Souza, no bairro Nova Palhoça.

    Reiterando o pedido, a via em tela está sendo utilizada por diversos munícipes para a prática de caminhadas e outros exercícios físicos, possuindo grande movimento no período do início da manhã e no final do dia, inicio da noite, porém a avenida não possui calçada de pedestres, onde estes dividem o espaço com os automóveis na pista de rolamento.

    A legislação de trânsito brasileira, em seu anexo I, traz a calçada como:
    CALÇADA – parte da via, normalmente segregada e em nível diferente, não destinada à circulação de veículos, reservada ao trânsito de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano, sinalização, vegetação e outros fins.

    A calçada é um importante equipamento para os pedestres, ela destina-se ao transito destes e fornece segurança, pois sem a calçada o pedestre é obrigado à trafegar junto aos carros, correndo riscos de atropelamento.

    Além da calçada de pedestres, que a via não possui, é necessário que exista um local apropriado para a prática de caminhada e exercícios físicos, conforme vem ocorrendo no local, até mesmo considerando os benefícios dos exercícios à saúde do ser humano.

    Isto é, não se tratando de locais separados, mas sim da construção/disponibilização de um local as margens da Avenida Aleixo Alves de Souza, que atenda as duas situações, que são semelhantes: a calçada para a passagem de pedestres corriqueiros, e a pista de caminhada para a prática de exercícios físicos. Como exemplo podemos utilizar a Avenida Elza Luchi, na Ponte do Imaruim, que funciona neste modelo.

    Há ainda de levar-se em consideração a questão da acessibilidade, pois nas condições que se encontram não é possível também, que portadores de necessidades especiais transitem.

    Assim, para promover segurança e acessibilidade aos pedestres, e para proporcionar um local adequado para a prática de exercícios físicos, solicitamos a construção de uma pista de caminhada, integrada com calçada de pedestres, nas laterais da Avenida Aleixo Alves de Souza, no bairro Nova Palhoça.

    Destarte, solicito aos nobres pares, a unânime aprovação com o posterior encaminhamento do expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal.

    Destarte, solicito aos nobres pares, a unânime aprovação com o posterior encaminhamento do expediente ao Senhor Secretário de Serviços Públicos.