• VISITA NA UPA DE PALHOÇA

    Tenho visitado diversos postos de saúde de Palhoça procurando conhecer a realidade vivida pela nossa população. Após receber várias reclamações da população, retornei na manhã de hoje na UPA do Município, inaugurada em junho 2016.

    Acompanhado da Coordenadora da unidade, Kellen Elisa Fappi, pude conhecer a estrutura que é ampla e de qualidade, e os procedimentos realizado na Unidade.
    Apesar de bem estruturada, o quadro de funcionários é insuficiente para atender a demanda da UPA, que recebe pacientes para atendimento emergencial de todo o município.

    A principal reclamação da população é a demora no atendimento. Como em todo pronto-atendimento, é realizada uma triagem, com prioridade para os casos mais graves, o que acaba atrasando o atendimento daqueles com problemas mais simples. Com essa espera, as reclamações aumentam.

    A UPA fornece exames médicos e atendimento apenas para problemas comuns. Os casos mais graves são encaminhados para o hospital. Entre os diferenciais da UPA estão o atendimento 24 horas, o laboratório de análises clínicas e o atendimento pediátrico.

    Após verificar o atendimento da UPA de perto, vamos buscar junto à Secretaria de Saúde para buscar soluções que diminuam o tempo de espera para atendimento.