• Lazer e turismo: Vereador requer mapeamento e sinalização das trilhas ecológicas de Palhoça

    Há no município de Palhoça, dentre outras, a trilha ecológica da Pedra Branca, que inicia-se na Cidade Universitária Pedra Branca, e vai até o cume por dentro do território de Palhoça, a trilha da Pedra do Urubu localizada na Guarda do Embaú, a trilha ecológica da Praia de Cima, que vai até a Guarda do Embaú e a Trilha do Morro do Cambirela, porém não há um mapeamento destas, e elas sequer possuem sinalização para que os visitantes se orientem da localização e obtenham informações do local.

    Vejamos uma citação sobre a importância destes ambientes naturais, e de sua sinalização:
    As trilhas em áreas naturais são a principal ligação entre o visitante e o ambiente natural. Elas podem conduzir o visitante aos atrativos ou ainda ser o próprio atrativo. Para que as trilhas tenham uso adequado, sofram o mínimo impacto e realizem seu papel integralizador do visitante com o ambiente natural, a sinalização é fator primordial. […] As placas servem como principal meio de comunicação entre o visitante e os gestores da área. A introdução de placas de sinalização em trilhas é uma importante ferramenta de manejo.

    O mapeamento oportunizará aos turistas e moradores de Palhoça a informação de quais trilhas existem para serem visitadas, bem como onde estas se localizam.

    Já a sinalização, trará segurança aos visitantes os orientando do caminho que deve ser seguido, acessos, alertas de riscos, regras e proibições, educação ambiental, entre outras informações pertinentes ao local visitado.
    Com essa estrutura pronta, que em termos financeiros não onerariam de forma excessiva o município, nossas trilhas ficariam conhecidas, atraindo diversos turistas ao município, e o nome de Palhoça seria divulgado por diversos lugares de nosso Estado e País.

    Assim, requer este Vereador que seja realizado um mapeamento das trilhas ecológicas existentes em nosso município, bem como sejam elas devidamente sinalizadas dando segurança aos usuários e atraindo visitantes para Palhoça.

    Veja mais aqui…